IAPCC

Pesquisa de Satisfação

Avalie nossos serviços

Laudos Online

Clique Aqui e Visualize

Notícias / Dia Mundial do Rim: mais de 18 mil brasileiros precisam do transplante

10/03/2015 às 14:47

 Segundo dados do último Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), os pacientes que aguardam por um transplante de rim representam 62% de toda a lista de espera por órgãos no País. No total, são 18.147 pacientes esperando por um rim até dezembro de 2014. A estimativa do Registro aponta que 5.639 transplantes foram realizados, quase metade da necessidade anual estimada, de 11.445.

Embora o rim seja o órgão que pode resistir mais tempo para ser transplantado, com uma média de 30 horas, o médico nefropatologista Marcello Franco, ex-presidente da SBP, relata que este não é fator de diminuição nas filas de espera. O motivo, segundo o nefropatologista, é a falta de doador e de critérios adequados. “Se o doador tiver mais que 60 anos, entra no que chamamos de critério expandido. O rim já não é tão adequado quanto o de um doador jovem, além de possuir uma sobrevida menor”.

Data

Celebrada neste ano em 12 de março, a data marca a realização de ações em todo o mundo com o objetivo de divulgar informações relacionadas à prevenção das doenças renais. O foco da campanha em 2015 é alertar a população em relação à adoção de hábitos saudáveis. Segundo Franco, deve-se estar atento aos hábitos de vida, alimentação com objetivo de prevenir de problemas que podem ocasionar desde a invalidação do órgão até mesmo a morte. O médico explica que várias causas têm determinado o aumento de problemas renais, como o envelhecimento da população, a epidemia de obesidade, diabetes, o estresse, hábitos alimentares e o descuido em relação à prevenção e tratamento da hipertensão arterial, sendo este último a causa mais frequente de doença renal crônica (DRC).

Franco explica ainda a DRC é a mais comum causa de transplante do órgão. “Isso ocorre pois os rins do paciente vão gradativamente parando de funcionar, o que gera a invalidação do órgão e a necessidade de tratamentos agressivos como a diálise e hemodiálise e, até mesmo, de um transplante”.

Fonte: http://www.sbp.org.br/Noticias/noticiasDetalhes.aspx?idNoticia=779

Fale Conosco

Pedido de informações, dúvidas ou sugestões por email. Preencha o formulário e envie-nos sua mensagem. Clique Aqui!

e-box - Sitevip InternetSitevip Internet