IAPCC

Pesquisa de Satisfação

Avalie nossos serviços

Laudos Online

Clique Aqui e Visualize

Notícias / Dia do Médico – 18 de outubro

18/10/2014 às 16:19

Dia do Médico – 18 de outubro
 Dia do Médico – 18 de outubro

A Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) deseja que o Dia do Médico, em 18 de outubro próximo, seja uma oportunidade para conhecer melhor a especialidade que atua na detecção e diagnóstico de doenças graves como câncer, e para refletir.

Nos últimos anos, os patologistas têm lutado para receber dos planos de saúde privados a valorização e remuneração dignas, compatíveis com o relevante papel que desempenham como membros da equipe médica. Somos os médicos responsáveis pelo diagnóstico que vai definir o tratamento mais adequado a cada caso, portanto indispensáveis na composição de uma equipe de saúde.

Além disso, no que se refere aos serviços públicos de saúde, não há carreira profissional ou concurso público para o médico patologista. Este tipo de profissional é credenciado para prestar serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) através de um único critério, o de menor preço, que predispõe ao credenciamento de laboratórios que aceitam e até oferecem descontos sobre a tabela SUS, que já é extremamente defasada e incompatível com a prestação de um serviço de qualidade confiável, estabelecendo métodos de concorrência desleal, além de colocar em risco o paciente.

No que se refere à formação, durante a graduação médica, o ensino da patologia tem sido cada vez mais entregue a não-médicos, com consequente prejuízo da relação entre a patologia e o raciocínio clínico de doenças , acarretando queda da qualidade do profissional formado, além da procura cada vez menor por uma especialidade tão importante e necessária.

Conquistas – Apesar do panorama tão adverso, nossa mobilização tem resultado em vitórias, como a publicação da resolução 2074/2014 pelo CFM, que atende às demandas dos médicos patologistas para que o exercício profissional da especialidade seja pautado em normas específicas. A norma proíbe o recebimento de exames anatomopatológicos em estabelecimentos sem estrutura operacional e sem médico patologista responsável pela realização desses procedimentos diagnósticos, entre outras regulamentações

A Resolução CFM 2074/14 também oferece finalmente aos patologistas brasileiros a oportunidade esperada para valorização definitiva do exercício profissional e reconhecimento do trabalho do médico responsável pela arte de diagnosticar.

Neste Dia do Médico, a SBP incentiva cada colega patologista a divulgar a especialidade, buscar a sua valorização e transformar o panorama vigente. A entidade acredita nesta luta, e entende que a nossa união pode fazer a diferença na perspectiva de melhorias. A SBP pretende ser o catalisador neste processo, ciente do seu papel de valorização e fiscalização do exercício profissional, tendo como objetivo maior a prestação de um serviço digno a toda a sociedade.

Fonte: www.sbp.com.br

Fale Conosco

Pedido de informações, dúvidas ou sugestões por email. Preencha o formulário e envie-nos sua mensagem. Clique Aqui!

e-box - Sitevip InternetSitevip Internet