IAPCC

Pesquisa de Satisfação

Avalie nossos serviços

Laudos Online

Clique Aqui e Visualize

Exames / Citologia

Citologia
A citologia é o estudo das células coletadas do organismo. É uma técnica que vem ganhando atenção especial no ramo da oncologia. A principal indicação para o uso da citologia é a caracterização do processo como INFLAMATÓRIO e ou NEOPLÁSICO. Em muitos casos consegue-se ainda classificar o tipo de inflamação como aguda ou crônica infecciosa ou não infecciosa, além de muitas vezes ser possível identificar a origem histogenética (epitelial, mesenquimal, linforreticular, melanocítica) podendo, até mesmo, caracterizá-las como benignas ou malignas. As limitações do método implicam na ausência de arquitetura tecidual e grau de invasão da lesão, tornando para tal, o exame histológico imprescindível.
Amostras para o exame citológico podem ter diversas origens como líquidos cavitários, formações intratorácicas e intra-abdominais, formações em pele e tecido subcutâneo, linfonodos, lesões ósseas, líquor, mucosas diversas, medula óssea, sedimento urinário, lavado brônquico, punção da tireoide e traqueal, dentre outros.
Trata-se de uma técnica simples, de baixo custo, rápida, segura, geralmente indolor, não sendo normalmente necessário à utilização de anestesia para a realização da colheita. Com as informações obtidas com a citologia podemos, na maioria das vezes, direcionar o tipo de tratamento a ser instituído e quando não conclusiva, indicar a próxima conduta necessária para obtenção do diagnóstico. Quando comparada à técnica histológica, ambos os métodos complementam-se, sendo que um não substitui o outro, já que as informações obtidas em cada um deles são diferentes. Os resultados satisfatórios da citologia dependem da colheita de amostra adequada, do correto preparo e coloração da mesma, além do exame citológico minucioso aliado à riqueza de informações oferecidas pelo clínico. Um descuido em qualquer uma dessas etapas poderá comprometer o resultado final.

Fale Conosco

Pedido de informações, dúvidas ou sugestões por email. Preencha o formulário e envie-nos sua mensagem. Clique Aqui!

e-box - Sitevip InternetSitevip Internet