IAPCC

Pesquisa de Satisfação

Avalie nossos serviços

Laudos Online

Clique Aqui e Visualize

Exames / Tipos de biópsias mamárias

Tipos de biópsias mamárias

Cada tipo de biópsia tem vantagens e desvantagens. A seleção do tipo usado depende de fatores tais como a forma do tumor, o tamanho do tumor, onde se encontra, quantos tumores estão presentes, outros problemas de saúde que o paciente possa ter e as preferências pessoais. Fale com o médico sobre as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de biópsias.

Biópsia de aspiração por agulha fina

Em uma biópsia de aspiração por agulha fina, o médico (patologista, radiologista ou cirurgião) utiliza uma agulha muito fina ligada a uma seringa para retirar uma pequena quantidade de tecido da área suspeita. Este tecido é analisado no microscópio. Para esse procedimento, é usada uma agulha mais fina que as utilizadas em exames de sangue.

Se a massa a ser submetida à biópsia pode ser sentida, o médico simplesmente coloca a agulha no nódulo ou área suspeita. Se a massa não pode ser sentida, pode ser utilizado ultrassom para assistir a agulha em uma tela, uma vez que deve ser direcionada para a massa. (Este procedimento é chamado biópsia guiada por ultrassom) Outra opção para o médico guiar a agulha é um método chamado estereotaxia. Para este tipo de biópsia, a localização exata da massa é moldada por um computador através de mamografias capturadas a partir de dois ângulos, o que ajuda o médico a guiar a agulha para o ponto exato.

O médico pode ou não utilizar anestesia local. A agulha utilizada para a biópsia é tão fina que administrar a medicação pode prejudicar mais do que a própria biópsia.

Uma vez que a agulha está no lugar correto, o tecido ou fluido é removido. Se o líquido removido é límpido, a massa provavelmente é um cisto benigno. Um líquido sanguinolento ou nublado pode indicar a presença de um cisto benigno ou, menos comumente, o câncer. Se o nódulo é sólido, pequenos pedaços de tecido são removidos. Um patologista vai olhar para o tecido da biópsia ou fluido sob um microscópio para procurar células cancerígenas .

Uma biópsia de aspiração por agulha fina pode, por vezes, perder o câncer se a agulha não obter uma amostra de tecido da área das células cancerosas. Se você não tiver um diagnóstico claro, mas o seu médico considera que a massa ainda é motivo de preocupação, ele deve executar uma segunda biópsia ou um tipo diferente de biópsia.

Se você ainda tem ciclos menstruais (ou seja, se você não passou pela menopausa ), você provavelmente sabe que nódulos mamários podem ir e vir todos os meses com o seu ciclo menstrual. Se você tem um nódulo na mama que precisa ser examinado, o médico analisar seu histórico médico e realizar um exame físico e, em seguida, prosseguir com imagens da mama. Se você tiver uma massa que não some, e as informações obtidas não indicam claramente qual é o problema, o médico pode querer realizar uma biópsia por aspiração com agulha fina para ver se é um cisto (saco cheio de líquido) ou um tumor sólido. Se a aspiração é feito e o caroço desaparece após a drenagem, normalmente isso significa que era um cisto e não câncer. Lembre-se , a maioria dos nódulos da mama não indica que é câncer.

Converse com seu médico sobre qual o tipo de biópsia é a melhor para você e que você pode esperar em tais procedimentos.

Biópsia de aspiração por agulha grossa

A biópsia de aspiração por agulha grossa é semelhante à biópsia de aspiração por agulha fina. Trata-se de uma agulha um pouco mais grossa para extrair pequenos cilindros de tecido da área anormal da mama. Na maioria das vezes, a biópsia de aspiração por agulha grossa é feita no consultório do médico sob anestesia local (a pessoa permanece acordada, mas a região da mama é anestesiada). A agulha é inserida de três a seis vezes para retirar amostras ou núcleos. Este é um processo que demora mais tempo do que a biópsia de aspiração por agulha fina, mas é mais provável de dar um resultado claro porque uma quantidade maior de tecido é removida para exame. A biópsia de aspiração por agulha grossa pode causar contusões, mas geralmente não deixa cicatrizes externas ou internas.

O médico geralmente faz biópsia de aspiração por agulha grossa inserindo a agulha na área anormal usando o ultrassom ou raios-X para guiar a agulha para o lugar certo. Se a área é facilmente palpável, a agulha pode ser guiada para dentro do tumor, de acordo com a palpação do nódulo ou da massa.

Biópsia estereotáxica de aspiração por agulha grossa

A biópsia estereotáxica de aspiração por agulha grossa utiliza máquina de raios-x e um computador para analisar as imagens das mamas. O computador identifica exatamente onde está a área anormal para colocar a ponta da agulha. Quando o tumor não pode ser apalpado ou visualizado em um ultrassom, isso é feito para se submeter à biópsia as microcalcificações que causam suspeitas.

Biópsia de aspiração vácuo-assistida

A biópsia de aspiração vácuo-assistida pode ser realizada com sistemas de biópsia especiais. Para esse procedimento, a pele é anestesiada e um pequeno corte de cerca de meio centímetro (menos de ¼ de polegada) é feito. É introduzido um tubo oco através do corte e guiado para dentro da área anormal de tecido mamário utilizando raios-X ou ressonância magnética. O tecido é então sugado através de um orifício de passagem do lado da sonda, enquanto um pequeno cortador rotativo dentro da sonda corta o tecido da mama.

Este método permite a extração de diversas amostras de tecido através de uma única abertura pequena. Ele também pode remover mais tecido do que uma biópsia convencional por agulha grossa. Biópsias de aspiração vácuo-assistidas são realizadas nos serviços ambulatoriais. Não são necessários pontos e, geralmente, as cicatrizes são mínimas.

Biópsia guiada por ressonância magnética: Em alguns casos, a biópsia é guiada por uma ressonância magnética. Neste método, por exemplo, a paciente deita sobre uma mesa especial com uma abertura na qual se encaixa dentro. Os computadores são utilizados para localizar o tumor, ao traçar sua localização, coloca a sonda no tumor. Isto é útil para mulheres cuja região suspeita só pode ser observada por meio de uma ressonância magnética.

Biópsia cirúrgica (aberta)

A maioria dos médicos primeiro tenta determinar a causa do tumor com uma biópsia por agulha, mas alguns casos podem exigir uma biópsia cirúrgica. A biópsia cirúrgica é feita por meio de um corte na mama para remover a totalidade ou parte da protuberância de modo que possa ser vista com um microscópio. Este procedimento também é chamado de biópsia aberta.

Existem dois tipos de biópsia cirúrgica:

• biópsia incisional: apenas parte da área causando suspeita, suficiente para fazer o diagnóstico, é removida;

• biópsia excisional: remove toda a área do tumor ou anormal com ou sem a tentativa de extrair uma borda do tecido de mama normal (depende da razão para a biópsia excisional).

Em alguns casos, a biópsia cirúrgica pode ser feita no consultório do médico, mas é mais frequentemente realizada no ambulatório do hospital (atendimento ambulatorial), sob anestesia local, onde a pessoa permanece acordada durante o procedimento, mas o local fica dormente. Também pode se administrar uma droga para adormecer a pessoa. Este tipo de biópsia também pode ser feito sob anestesia geral (a paciente dorme para não sentir qualquer tipo de dor).

O cirurgião pode usar um procedimento chamado de localização por fio para uma biópsia aberta, nos casos em que a massa é pequena e difícil de localizar pelo toque ou se uma área parece suspeita em uma mamografia, mas não pode ser sentida. Para a localização por fio, a mama é anestesiada com um anestésico local e uma agulha oca fina é colocada dentro da cavidade enquanto radiografias são utilizados para orientar a direção em que está a área suspeita. Um fio muito fino é inserido através do centro da agulha. Um pequeno gancho na extremidade do fio o mantém no lugar. A agulha oca é então removida e o fio permanece orientando o cirurgião para a área com anomalia.

A biópsia cirúrgica é mais complexa do que a biópsia de aspiração por agulha fina ou por agulha grossa. Muitas vezes requer que seja feita em vários pontos e deixa cicatriz. Quanto mais tecido removido, é mais provável notar mudança na forma da mama. A paciente será instruída sobre os cuidados com o local da biópsia e o que pode e não pode ser feito enquanto ela está em processo de cicatrização.

Todas as biópsias podem causar hemorragias e edema. Isso pode fazer com que o nódulo na mama pareça maior após o procedimento. Normalmente, isso não é motivo de preocupação e, na maioria dos casos, o problema do sangramento e hematomas desaparece logo depois.

Marcadores de biópsia

Depois que o médico removeu todas as amostras de tecido necessário, coloca-se um pequeno marcador que é seguro no lugar onde a biópsia foi realizada. Esse marcador consiste em um dispositivo metálico de uso cirúrgico mostrado na mamografia e que é utilizado para marcar o local da biópsia. O dispositivo não pode ser sentido e não deve causar problemas. Ele é usado para marcar a área no caso de haver alterações a serem mostradas em futuras mamografias.

Fonte: American Cancer Society

Fale Conosco

Pedido de informações, dúvidas ou sugestões por email. Preencha o formulário e envie-nos sua mensagem. Clique Aqui!

e-box - Sitevip InternetSitevip Internet